domingo, 24 de novembro de 2013

POR QUE OS JOGOS SÃO TÃO "VICIANTES"?

Hoje, no momento da minha oração do despertar, Deus colocou no meu coração reflexões sobre os motivos que nos levam a gostar tanto de jogos em geral: futebol, MMA, baralho, xadrez, dominó etc - seja no mundo real ou virtual, lembrando que perante a informática as possibilidades de videogames são infinitas. Engraçado que ao levantar-me e clicar no link da rádio http://www.flashbackfmst.com.br/, estava tocando a música "Spending My Time" do Roxette, fazendo-me lembrar de um dos motivos de jogarmos: passatempo. Mas será que vale a pena transformar algo tão precioso, que é nosso tempo, em algo que apenas passou?... A música que está tocando agora  é "She's Like The Wind"!

Voltando ao tema central, não podemos esquecer que o ser humano respira necessidade de ser importante. Esse é nosso oxigênio que, ironicamente, também nos leva a morte desde o pecado original. Então, o homem quer vencer, acumular pontos, estar nos primeiros lugares. Desde pequenininho, quer ser vencedor e, muitas vezes chora, quando alguém disse que ele perdeu ou que alguém ou um time que ele gosta perdeu, sem nem entender direito o que é o jogo, mas já tem uma ideia do que é perder. Sim, mas o fato de estar escrevendo no meu blog seria também uma forma de procurar ser importante e elogiado pelos comentários da minha postagem! É verdade, mas será muito mais útil este texto se contribuir para reflexões e mudanças positivas em mim e em você. Disso eu não tenho dúvida. Por isso resolvi postar.

Bem, já utilizei 30 minutos escrevendo, então finalizarei com algumas perguntas que poderão ser respondidas pelas nossas mentes ou por meio de comentários aqui no blog:

- Quanto tempo investimos em tarefas que realmente nos edificam?
- Como encaramos as derrotas nos jogos?
- Podemos utilizar os jogos como treinamento de habilidades corporais ou mentais de forma positiva?
- Quanto tempo utilizamos com videogames e Facebook ou outras redes sociais?
- Como utilizar os games de forma educativa para nossos filhos?
- Você pratica esportes e academias em geral objetivando em primeiro lugar a sua saúde?
- Consigo ter controle sobre um determinado jogo ou ele me domina?
- Já leu a Bíblia, hoje?
- E o jornal?
- E aquele livro que sempre quis ler?
- Temo-nos alimentado espiritualmente?
- Quantas caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta realizamos durante esta semana, apreciando a natureza em nossa volta?

Por enquanto é só, pessoal. Abraço.

Um comentário:

  1. Bá,
    Às vezes tenho a impressão que, particularmente em relação aos jogos virtuais, eles servem de escape para esvaziarmos a mente. Aquela sensação de estar "acordado" e ao mesmo tempo sem pensar em tantas coisas que nos afligem, ou nos entediam, no dia-a-dia.
    Mas então, vez por outra, me percebo por uma, duas horas inteiras jogando! A sensação é frustrante, porque não é a de ter curtido um "passatempo", mas sim de uma total perda de tempo. Afinal, o que ficou daquilo?
    Aí estou tentando canalizar essa minha necessidade de esvaziar a mente para outras atividades igualmente prazerosas, tipo, atividade física, artesanato ou ler um livro que esteja completamente fora dos "doutorais"!
    Mesmo assim, confesso, a tentação de jogar vez por outra vem me visitar, e aí dedico meia horinha ao meu vício e ele se acalma (e consequentemente, eu também! rs)

    ResponderExcluir